Resguardo

Olá a todos,
que oxalá iluminem vocês.

Venho hoje falar sobre um assunto muito importante, o RESGUARDO que é feito de diferentes formas em diferentes religiões, mas hoje vou me restringir a Umbanda.

Primeiro vou explicar o motivo desse ato:

Acredito eu, pelo que já foi me ensinado e o que observei que além desse ato te manter o mais puro possível, mostra uma força de vontade do médium com os orixás. Mostra que você, naquele momento, está se restringindo somente a eles e está esquecendo de todas as formas terrenas de tentações e vibrações.

Muitas pessoas ignoram esse ato porque o consideram como um coisa “boba”, mas mal sabem elas que é esse ato que as definem como empenhadas ou não.

Quando você faz o resguardo você está mostrando sua força de vontade, não somente pra você, mas para os orixás e suas entidades, como se você estivesse dizendo: “Ei, quero me manter o mais puro possível para quando tiver contato com os senhores”. É como se você fosse um quadro, vamos dizer que a semana inteira esse quadro foi pintado, por outras pessoas (através de suas vibrações) com as mais diversas cores. A partir do momento que você faz o resguardo você está limpando esse quadro para que a vibração do oríxa (que é mais pura do que as vibrações que outras pessoas emanam) “pinte” esse quadro, no caso, que é você, por isso a importância.

Até o momento sei que o resguardo inclui:

-Não comer carne de boi e de porco (permitido somente a de galinha sem tempero)
-Não ter relação sexual (porque quando você a faz você está trocando energias com o seu companheiro e muitas dessas energias são absorvidas durante o caminhar dessa pessoa e acaba também indo pra você, por isso a necessidade de uma relação sexual sadia, sem perversão.)
-Não vestir roupas pretas ou vermelhas (visto que são cores de exu)
-Não sair depois da meia noite ou estar na rua depois dessa hora (visto que entidades, como exu meia noite (laroiê exu – peço licença) recolhem trabalhos despachados por centros e também por meia noite ser a “hora grande” (período de maior atividade espiritual, explicarei melhor depois).
-Não ir em festas (Já que esses lugares são obsidiados por entidades como eguns e kiumbas e onde há uma gama muito alta de vibrações acumuuladas em um ambiente só e você geralmente carrega isso consigo)

Pode varias de terreiro para terreiro, mas vamos dizer que essas medidas são as mais básicas.

Fazendo resguardo e tomando essas atitudes, isso pode te ajudar em diversas coisas, como:

-Ajudar na incorporação
-No desenvolvimento
-Como é um ato de limpeza e de disciplina, mostrará aos orixás e aos santos que você merece e que você está abrindo mão de muitas coisas por amor.

Alguns terreiros ditam que o resguardo deve ser feito a semana anterior à gira ( o culto ), alguns outros falam 3 dias antes e 3 dias depois, outras falam 1 dia antes e 1 dia depois, por isso falei que o resguardo varia muito de um terreiro para outro, mas o importante é que você faça e de coração. Não importante quanto tempo dure, o que importa é que principalmente deve ser feito antes da gira e eu recomendo depois, mas você escolhe.

Por isso médiuns, tomem consciência de que o preparo para se fazer a gira demora tempo e que deve ser feito com o maior cuidado e empenho possível, pois como o vovô já me falou uma vez, a “tronqueira” de cada centro, além de ser protegida pelos exus, são protegidas por vocês também, pelas suas consciências, pelas vibrações que vocês emanam. E mais, além de ajudar dentro do centro, ajuda fora, pois te limpa e garanto que você sentirá a diferença no seu jeito.

Add: gostaria só de adicionar uma coisa que muitas pessoas têm dúvida, que é a restrição da carne. O animal quando é morto passa por um período muito ruim e a vibração de que o carrega acaba também ficando em sua matéria e por isso quando comemos estamos trazendo para dentro de nós essa vibração ruim. Além disso, esses lugares onde matam os animais geralmente são muito frequentados por vampiros, vamos dizer, que são entidades que retiram energia do sangue. E já foi provado pela ciência que o nosso organismo tem dificuldade em digerir carne vermelha e associando isso a umbanda, podemos dizer que o nosso corpo físico não foi feito, necessariamente, para digerir carne vermelha por conter essas vibrações. Agora, a parte da galinha eu vou ficar devendo, muitos irão dizer que é o mesmo processo, porém acredito eu que a galinha tem alguma associação com orixás, já a carne vermelha não, por isso, abro espaço para quem quiser explicar melhor (enquanto eu procuro saber com entidades) de o porquê de poder carne de galinha, mas não de porco e nem de boi.

Espero que esse post tenha trazido alguns esclarecimentos e indicações e que as pessoas que fazem parte de um terreiro procurem saber como é o resguardo indicado para aquele local.

Saravá a todos e que Oxalá os iluminem.

13 Comentários

  1. lorena said,

    21/02/2012 at 20:45

    concluir que o resguardo e essencial na vida de quem acaba de fazer um trabalho e se eles falam devemos comprir-los porque quem fala e uma entiadade e eles sabem que dizem

    • almaumbanda said,

      22/02/2012 at 1:49

      Olá,
      sim, com certeza, o resguardo é o que nos mantêm ligados aos orixás e determina nossa força de vontade perante eles, sendo algo de grande valor.
      Porém, é sempre válido lembrar que não adianta somente o resguardo de corpo, mas de mente também.
      Axé.

  2. Talita said,

    25/04/2013 at 14:27

    Queria saber quanto tempo dura o resguardo ?

    • Gkreischer said,

      25/04/2013 at 14:47

      Olá,
      é recomendado que seja feito uma semana antes da sessão que irá ser realizada.

  3. gabriel said,

    11/07/2013 at 0:14

    acabei me masturbando e agora?

    • Gkreischer said,

      11/07/2013 at 2:19

      Olá,
      o que você pode fazer é não participar da gira e na próxima vez que tiver, não fazer. É uma questão de reeducação, que as vezes demora, entretanto, com esforço conseguirá.

  4. Nei said,

    20/07/2013 at 20:12

    Gostaria de saber quando começa a contar o resguardo e em relação a carne de porco se refere a tradicional ou a choriça também? Pois acabei ingerindo a choriça sem querer e depois vim saber que é feita de porco…

    • Gkreischer said,

      20/07/2013 at 22:20

      Olá,
      normalmente é 1 semana antes da gira que se deve fazer resguardo. Em relação à carne, somente é permitida frango, qualquer derivado de carne de porco e boi não é recomendável.

  5. Nei said,

    22/07/2013 at 2:14

    A gira é feita em algum dia específico da semana?
    E em se tratando de trabalho onde a pessoa não precise participar da gira ou simplesmente não tenha gira(não fui informado de gira) como é feito o resguardo? quando começa? o que resguardar?

  6. jefer said,

    01/09/2013 at 20:20

    NEi boa tarde
    por favor,estou em um periodo de 45 dias de resguardo do meu corpo sou umbandista e vou coroar (confirmar meu santo)
    estou aflito pois sou casado e eu tive relação com meu parceiro eu sei que deveria não ter feito reconheço meu erro,li e seu post foi meio que uma resposta de alivio na parte que diz da relação sexual não fiz somente pelo prazer mas sim pelo meu amor a ele.
    por favor me responda;estou ou estarei sendo castigado por isso?
    obrigado

    • Gkreischer said,

      01/09/2013 at 22:20

      Olá,
      se você se sente arrependido e reconheceu o seu erro não haverá castigo. Aliás, eles não castigam. O que acontece é que você terá menos sintonia com eles e se não estiver pensando positivo, vai atrair energia negativa para você e para a corrente que está sendo formada. Nestes casos, peça desculpas por não ter conseguido, que se arrependeu e se puder, tome um banho com arruda (sal grosso é muito forte) e/ou outra erva para limpeza.

      Saravá.

  7. JC said,

    17/09/2013 at 21:14

    Fiz trabalho pra Oxalá e acabei me masturbando e agora o que eu faço ? , estou com medo de perder minha sintonia com meu Orixá e com o Pai maior , sou novo nisso e é meio difícil , pois fiz isso porque eu e meu namorado fizemos o trabalho pra Oxalá !!

    • Gkreischer said,

      17/09/2013 at 21:54

      Olá,
      só não cometer o mesmo erro de novo. Se você se arrependeu, peça perdão e tente se manter elevado de pensamento.

      Saravá!


Deixe um comentário

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

